10 filmes para quem gosta de Reggae

O universo do Reggae engloba muito mais do que “apenas” música. Muitas pessoas se identificam com esse gênero pelas mensagens de positividade, amor e fé em momentos de adversidade. Ou simplesmente são contagiadas pelo ritmo.

Independente dos motivos, se você aprecia um bom Reggae, provavelmente vai gostar de assistir algumas produções que retratam os bastidores desse mundo. Elas refletem a ligação do povo jamaicano com a música, sua luta, personalidade e ambições.

Se você não sabe por onde começar, pegue sua pipoca, uma Red Stripe e confira nossa lista dos 10 filmes que todo regueiro deveria assistir.

1. The Harder They Come (1972)

Lançado há mais de 40 anos, esse filme continua sendo um clássico. Estrelado pelo cantor Jimmy Cliff, “The Harder They Come” é muito importante para a história do Reggae, pois foi ele quem ajudou a disseminar a realidade jamaicana – e, consequentemente, o gênero musical – pelo mundo.

O longa jamaicano conta a história de “Ivan” Martin (Jimmy Cliff), um pobre músico aspirante que sai do interior para tentar alcançar o sucesso na capital Kingston, mas acaba se deparando com uma realidade bem diferente do que esperava.

A trilha sonora não deixa nada a desejar, e conta com nomes como Desmond Dekker e os Maytals, além de faixas do próprio Cliff.

 

2. Rockers (1978)

Rockers é um filme que mostra um dos pontos altos do Reggae. Feito com baixíssimo orçamento e concluído em apenas dois meses, Rockers conta, basicamente, a história de uma moto desaparecida e de um baterista que tenta encontrá-la a todo custo.

Mas, na verdade, não é o enredo e nem a produção que tornam esse filme imperdível, mas sim seu elenco e sua trilha sonora impecável. Com participações de nomes como Gregory Isaacs, Jacob Miller & Inner Circle, Jack Ruby e Burning Spear, Rockers nos dá uma oportunidade única de ver esses artistas encarnando personagens completamente autênticos.

Leroy “Horsemouth” Wallace, por exemplo, mostra sua casa de verdade, assim como sua esposa e filhos. O estúdio de gravação mostrado na trama é o famoso Harry J Studios, onde muitos artistas gravaram na década de 1970, entre eles Bob Marley.

Sem dúvidas, Rockers é imperdível!


 

3. Dancehall Queen (1997)

Um filme jamaicano independente que conta a história de Marcia (Audrey Reid), uma mãe solteira que trabalha como vendedora ambulante. Quando se depara com uma série de problemas, Marcia encontra uma solução para dar a volta por cima: desenvolver um alter ego onde encarna uma dançarina misteriosa e concorrer a um prêmio em dinheiro que pode salvar sua vida.

O longa foi produzido pelo jamaicano Carl Bradshaw (que também faz uma ponta no filme), conhecido como “o ator mais famoso da Jamaica”. Dancehall Queen também nos dá uma visão muito interessante sobre a luta das mulheres jamaicanas, tudo regado a muito Dancehall.

Impossível ficar parado com a trilha sonora desse filme!


 

4. Babylon – O filme (1980)

Esse filme de 1980, escrito por Martin Stellman e Franco Rosso, também pode ser considerado um clássico.

Babylon conta a história de um grupo de jamaicanos que tentam criar seu próprio sound system na Inglaterra enquanto, paralelamente, lutam contra a pobreza e o racismo na região. Além de capturar a cultura do sound system, ele também nos dá a oportunidade de ver a tensão racial que os imigrantes da região caribenha enfrentaram na Inglaterra.

A trilha sonora conta com faixas de nomes conhecidos, como Yabby U, Dennis Bovell e I Roy, além da participação do grande Jah Shaka, que interpreta ele mesmo operando o sound system na seleção de um sound clash.


 

5. Kla$h (1995)

O filme conta a história de um fotógrafo americano, interpretado por Giacarlo Esposito, que viaja para a Jamaica a fim de cobrir o “Klash”, um evento que apresenta batalhas entre os melhores nomes do Reggae e do Dancehall. Porém ele acaba mais envolvido do que deveria quando resolve dormir com a namorada do chefão do crime local.

O filme apresenta músicas e performances de artistas como Shabba Ranks, Mad Cobra, Capleton, Patra, Beenie Man, Bounti Killa, Ninja Man, Steel Pulse, Shaggy, entre outros.


 

6. Conexão Jamaica (2002)

O nome original desse filme sobre gângsters jamaicanos é “Shottas”.

Com uma ótima trilha sonora e excelente fotografia, o longa narra a história de dois jovens que participam do crime organizado em Kingstom e em Miami. Apesar de ter sido feito com um orçamento limitado, a distribuição de uma versão pirata e inacabada do filme fez ele se tornar um cult bem antes do seu lançamento oficial, que aconteceu em 2006.

A trilha sonora é encabeçada pela conhecida “Welcome to Jamrock”, de Damian Marley, e conta ainda com faixas de Little John, Shaggy, Inner Circle, John Wayne, entre outros.


 

7. Roots Time (2006)

Esse “road movie” conta a história de dois rastafáris, Jah Bull e Baboo, que andam pelas aldeias da Jamaica vendendo discos de vinil em um velho carro colorido. Um dia, eles acabam dando carona para Farmer Roots, seu radialista predileto, durante uma emergência médica. Porém, a dupla convence Farmer Roots a buscar um curandeiro em vez de apelar para a medicina tradicional e suas drogas. Ao longo do caminho, eles enfrentam uma série de aventuras.

A maior parte do filme foi gravada no povoado de Nine Miles, terra de Bob Marley.


 

8. Marley (2012)

O mais recente filme documentário sobre a vida de Bob Marley não pode ficar de fora dessa lista. Se você ainda não assistiu, saiba que vale a pena buscá-lo e dar o PLAY.

Feito com o apoio da família de Marley, a produção conta com imagens raras e performances incríveis, além de entrevistas com pessoas que era bem próximas do homem que causou um impacto profundo na história da música.


 

9. Rude Boy: The Jamaican Don (2003)

Não estamos aqui para fazer críticas sobre os filmes, mas sim para indicar produções relacionadas ao Reggae. Portanto, não se assuste com a qualidade desse filme.

Apesar da gravação tosca (e atuações idem) e dos clichês de filmes gangstah, Rude Boy apresenta os cantores Beenie Man e Ninja Man como atores, e ainda conta com músicas de Elephant Man, Sizzla, Snoop Dogg e Buju Banton em sua trilha sonora.

A história narra a jornada de um aspirante a DJ de Reggae com um passado criminoso que resolve contrabandear drogas para os Estados Unidos como um favor a um traficante, o que pode lhe render um visto de entrada para o país.


 

10. One Love (2003)

Para fechar a lista de hoje, um filme mais romântico; afinal, Reggae é muito amor.

Esse romance ambientado na Jamaica, e regado a muita música, conta a história de um amor no melhor estilo Romeu e Julieta entre uma cantora gospel e um cantor de reggae adepto da cultura rasta (interpretado por Ky-Mani Marley, filho de Bob).

O projeto de One Love foi impulsionado pela vontade – e necessidade – de mostrar ao mundo representações mais positivas da comunidade jamaicana. É claro que o longa não é só flores, e também retrata a corrupção na ilha, mas a visão da vida em uma aldeia no alto da montanha e de uma comunidade rastafári fogem um pouco dos temas abordados constantemente nos filmes da região.