Como fazer dreadlocks no cabelo

Fazer dreadlock

É comum associar os dreadlocks ao Reggae, principalmente pela adoção desse estilo de cabelo pelos rastafáris. Mas você sabe qual é o seu real significado desse penteado?

Apesar de ter registros bem mais antigos, desde o Egito, passando pelas tribos mais antigas da África, foram os rastafáris que o popularizaram. Os rastas não cortam e nem penteiam seus cabelos, deixando que eles cresçam naturalmente – tente fazer isso e veja se dreads naturais não começam a aparecer em seus cabelos.

Para eles, isso faz parte da sua espiritualidade, uma vez que encontram na bíblia razões para não fazê-lo: “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne” (Levítico 21:5).

Os dreads também são comumente associados ao leão – um animal com simbologia muito forte – sua juba, e sua revolta contra a Babilônia.

No hinduísmo, os dreadlocks são conhecidos como jaTaa e são usados por devotos do deus Shiva.

Damian Marley

Como fazer dreadlocks?

Se você quer fazer seus próprios dreads em casa, existem algumas maneiras para isso. Apesar de ser uma tarefa um tanto trabalhosa, ela não é muito difícil. Veja o passo a passo:

  1. Lave bem o cabelo, de preferência com xampu antirresíduo. O cabelo limpo tonará o processo mais rápido (e mais higiênico). A oleosidade dos fios os deixa mais escorregadios, o que dificulta bem a tarefa. Não use condicionador ou qualquer produto após a lavagem. Seque BEM o cabelo antes de começar.
  2. Divida o cabelo em várias mechas. Cada uma dessas mechas será um dreadlock, portanto escolha a largura que preferir, mas o ideal é que tenham tamanhos bem parecidos. Use um pente largo para delinear essas mechas e prenda-as separadamente, com elásticos ou presilhas.
  3. Solte uma das mechas, pegue um pente fino (de preferência de aço) e comece a fazer o chamado “backcombing”, uma técnica que consiste em pentear a mecha no sentido contrário, para cima, desfiando e embaraçando os fios. Repita esse processo várias vezes na mesma mecha até que ela comece a “inchar”.
  4. Quando estiver tudo bem embolado, enrole essa mecha bagunçada em formato de cilindro. Desfie um pouco mais, e repita o processo para dar formato ao dread até que ele fique bem firme. Você pode usar uma agulha de crochê fina para empurrar e puxar os fios, fazendo com que eles fiquem mais compactos.Dread
  5. Para que eles fiquem mais firmes, você pode utilizar pequenos elásticos na raíz e na ponta de cada dread. Outra dica é utilizar ceras ou gel específicos para mantê-los no lugar. Basta aplicar o produto em todo o comprimento do dread; mas lembre-se: quanto menos produto, melhor. Se você optar por encerar, faça o processo apenas uma vez por mês.

Lembrando que quem usa dreads pode sim lavar os cabelos. Opte sempre por xampu de limpeza profunda e evite condicionador e outros produtos que possam gerar oleosidade.