Quais são os instrumentos para tocar Reggae

Instrumentos do Reggae

O estilo rítmico do Reggae é mais descontraído e lento do que gêneros musicais como o Ska, Soul, Disco ou Jazz, por exemplo. Uma série de instrumentos musicais pode ser utilizada para fazer Reggae, e a forma como cada um deles é tocado reforça ainda mais a personalidade do som.

Vamos listar a seguir os instrumentos que encontramos com mais facilidade nas produções desse gênero musical. Lembrando que qualquer instrumento pode ser usado para fazer Reggae, e experimentações são sempre bem vindas, logo, esse é apenas um exemplo dos instrumentos que você vê na maioria das bandas e ouve na maior parte das gravações.

Baixo

O baixo pode ser considerado o instrumento mais importante do Reggae. Você pode discordar, mas sem o baixo todos os outros instrumentos parecem “sem vida”. É o coração da música.

Ao lado da bateria, o baixo é responsável por criar os famosos “riddims”, termo usado originalmente na Jamaica para designar bases sonoras, basicamente feitas por linhas especiais de baixo e bateria.

Dentre os baixistas de Reggae que fizeram história, destaque para Aston “Family Man” Barrett, que tocou com Bob Marley e os Wailers, e Robbie Shakespeare, que em conjunto com Lowell Dunbar formava o sensacional duo de baixo e bateria “Sly and Robbie”.

 Aston “Family Man” Barrett, uma lenda
Aston “Family Man” Barrett, uma lenda

 

 

Bateria

A maioria das canções de Reggae usa um kit básico de bateria, mas as peças geralmente são dispostas de maneira específica. Timbales também são usados com frequência.

Dentre os bateristas que mais se destacam no universo do Reggae, podemos citar Sly Dunbar, certamente o baterista mais conhecido e mais influente do gênero, Carlton “Carly” Barrett, Leroy “Horsemouth” Wallace e Eric ‘Fish’ Clarke.

Sly Dunbar
Sly Dunbar

 

 

Guitarra

De todos os instrumentos de Reggae, provavelmente a guitarra é a mais popular. Os compassos geralmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra base servindo ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado – conhecido como skank ou o “bang”.

Entre os exemplos que podemos citar, destaque para Peter Tosh, que além de cantor também era um ótimo guitarrista. Na guitarra rítmica também podemos destacar nomes como David Hinds (Steel Pulse), Robin Campbell (UB40), Albert Griffiths (The Gladiators) e Roger Lewis (Inner Circle), entre muitos outros.

Peter Tosh
Peter Tosh

 

Percussão

Tambores, sinos, cuíca, bongô, chocalho, entre outros, geralmente são utilizados para produzir músicas excelentes. Qualquer instrumento de percussão pode ser utilizado para fazer Reggae. Não há limites para a forma como eles podem ser utilizados para enriquecer ainda mais uma canção. Lee “Scratch” Perry, por exemplo, já chegou a utilizar garrafas com água para criar sons variados em seu estúdio Black Ark.

Irvin ‘Carrott’ Jarrett, Uzziah ’Sticky’ Thompson, Noel ´Skully´ Simms e Bongo Herman são apenas alguns exemplos de grandes percussionistas do Reggae.

Uzziah ’Sticky’ Thompson
Uzziah ’Sticky’ Thompson

 

 

 

Teclado

O teclado é o instrumento mais flexível do Reggae. Ele pode ser utilizado para reproduzir sons de instrumentos que vão desde piano, órgão, guitarra, trompete, saxofone, entre outros.

Entre os tecladistas mais ilustres do Reggae, destaque para Augustus Pablo, Jackie Mittoo, Keith Sterling e Robbie Lyn.

Jackie Mittoo
Jackie Mittoo

 

Metais

A seção de metais típica do Reggae utiliza saxofone, trombone e trompete – juntos, ou isoladamente. Muitas vezes o belíssimo som desses instrumentos é utilizado para intensificar a mensagem passada pela música.

Entre os grandes nomes, destaque para Don Drummond (trombone), Rico Rodriquez (trombone), Johnny Dizzy Moore (trompete) e Dean Fraser (saxofone).

Don Drummond
Don Drummond, um dos membros originais dos The Skatalites, e Coxsone Dodd